MOINHOS DE VENTO – Engenheiro paulistano passou sua juventude na cidade, e diz que ela “vive em seu coração”
O engenheiro centenário Darcy Chaves Silveira foi homenageado pela Câmara Municipal de Catiguá com o título de “Cidadão Catiguaense Honorário”. A honraria foi concedida através de decreto legislativo, aprovado por unanimidade na sessão ordinária de 1º de dezembro, de autoria da presidente Ana Paula Botós Alexandre.
“Desde jovem, Darcy demonstrou visão aguçada e extraordinário senso de responsabilidade. Aos 15 anos, na tradicional Pharmacia Santo Antônio, sob a orientação de seu saudoso pai, Álvaro Silveira, iniciou sua atuação no cuidado com as pessoas, manipulando medicamentos e auxiliando a comunidade local”, diz trecho do projeto de lei nº 04/2025.
O projeto também cita sua participação ocular no desenvolvimento do município: “Personagem singular da história catiguaenses, Darcy acompanhou a história do município desde os primórdios de sua administração, ainda na gestão do primeiro prefeito municipal, o senhor João Martini Calbo”, diz.
Na justificativa, ainda são citadas as obras lançadas pelo engenheiro, como o livro “Aritmética e Introdução à Álgebra” (2012), com expressivos 1.463 problemas resolvidos; aos 89 anos, sua biografia “Histórias da Minha História” (2013); e aos 97 anos, a obra “Geometria Plana” (2021), com 450 problemas e 150 teoremas, todos explicados de forma didática e minuciosa.
“Hoje, Darcy Chaves Silveira permanece inspiração viva de coragem, ousadia, ética, dedicação, amor ao próximo e compromisso com o saber. Sua trajetória, marcada por realizações atemporais, seguirá iluminando gerações futuras e impactando positivamente a sociedade”, chancela a justificativa da honraria.
Morador de São Paulo, Darcy, que completou 101 anos em 20 de abril, enviou uma carta de agradecimento aos vereadores. “É um privilégio fazer parte de seu povo, cordial e respeitoso, que faz parte de minha história pessoal e profissional e que sempre me acolheu de abraços abertos; tenho muito orgulho de ter contribuído de alguma forma para seu crescimento. Agradeço imensamente por essa honraria”, diz o trecho final de sua carta.


