Com a Câmara lotada, o lançamento de “Adolfo em verso e prosa” reuniu os autores e o prefeito Ricardo em manhã de autógrafo
Ao completar 65 anos — um jovem senhor, portanto —, o município de Adolfo ganhou alguns presentes de aniversário, como rodeio e shows musicais e praça com iluminação natalina, entre outros, mas um foi especial: um livro que conta sua breve, mas rica história.
Os autores — José Rosa, Laudney Mioli e Odair Rosa — são frutos do lugar, de quando ainda era distrito de Nova Aliança, sem independência política e administrativa. Ali os três nasceram ou viveram a maior parte de suas vidas.
“Adolfo em verso e prosa – memórias de uma cidade” foi editado pela Ponto Z, cujo editor também nasceu em Adolfo. Edmilson Zanetti assina a orelha. O prefácio é de outro “adolfense de coração”, o professor universitário Samir Barcha, que deu os primeiros passos na vida ainda nos anos 1940 e 1950 na então Vila Adolfo. A obra foi viabilizada com recursos públicos da Lei Aldir Blanc, com apoio cultural da prefeitura.
Dividido em capítulos, o livro narra a história do lugar desde os primeiros habitantes, a chegada das famílias batistas Voltolini e Marcão, que nas terras do coronel Adolpho Amaral Mendonça abriram picadas para início do povoamento.
Nada escapou à memória e à pesquisa dos autores: as primeiras famílias, o comércio, a construção das igrejas, os políticos, os personagens, os lugares, a cultura musical, a educação e os professores, a indústria ceramista que ajudou a impulsionar a cidade e muito mais.
Escrito em prosa, mas também em versos pelo poeta Laudney Mioli, o livro dá especial destaque para o time de futebol do AEC — jogadores e dirigentes—, que desde os anos 1940 era afamado no povoado e, posteriormente, na região.
Uma seção com mais de sete dezenas de fotos históricas de lugares e pessoas coroa o trabalho literário que foi apresentado na Câmara de Vereadores, na véspera do aniversário da cidade, numa manhã de autógrafos pelos autores, com presença de familiares de personagens do livro, de autoridades, do prefeito Ricardo Robles e do vice Flávio Bardella.



