Moinhos de vento – Projeto sem fins lucrativos é modelo no atendimento de crianças de seis a dez anos
O Núcleo Educacional Recanto Azul, que se destaca como forte aliado na educação de dezenas de crianças de Pindorama, com estrutura voltada ao reforço escolar e oficinas que vão da área esportiva ao meio ambiente, acaba de inaugurar a nova estrutura física da instituição, a fim de atender a demanda dos alunos a partir desde ano.
A sede conta agora com novas salas aula, sala de espera, secretaria e cozinha. As obras foram lastreadas por excelente projeto de engenharia e arquitetura. Segundo os gestores, até 2025 foram atendidas diariamente 110 crianças, com faixa etária de seis a dez anos de idade, mas esse número pode ser ampliado este ano.
Segundo a coordenadora do projeto, Márcia Brambilla, os alunos são recebidos a partir das 6h30, e atendidos até às 12h30, onde são encaminhados diretamente às suas escolas, onde dão continuidade aos estudos. Durante o expediente, além das aulas, são alimentados. Entre as atividades, revisão das tarefas da escola, aulas de capoeira, karatê, culinária, meio ambiente, dança e música. “Também temos o Projeto Cidadania, onde levamos os alunos às repartições públicas, como a biblioteca, a prefeitura, o asilo, setor de zoonoses, e até para acompanhar as sessões da Câmara de Vereadores”, explica Márcia.
A coordenadora ressalta que o projeto funciona como contra turno escolar, possibilitando o ensino integral aos beneficiados. O projeto foi criado em 2003, por iniciativa dos integrantes da Associação Espírita Nova Era.
Ainda segundo os gestores, o Recanto Azul passa pela ampliação, fruto da doação de gente que quer anonimato, e de eventos promovidos pelos membros, como chás, festas e jantares beneficentes. O trabalho é realizado em sua maioria por voluntários, profissionais especializados e também conta com um apoio mensal da prefeitura.

